Um tomate tem quantas calorias?

Autor: 
Alia Hoyt

Fatiado, em cubos ou em rodelas – os tomates são uma das mais deliciosas e nutritivas oferendas da Mãe Natureza. Tem até muita gente que já o saboreia como se fosse uma maçã, dando mordidas. Isso quer dizer que – não importa como servi-los – os tomates são um componente nutritivo que deveria ser acrescentado em todas as refeições.

É claro que, o fato de ser um “superstar” nutricional não significa que ele não contenha poucas calorias. Felizmente, a palavra chave nessa frase é “poucas”. A verdade é que o tomate tem muito menos calorias do que outros de seus lanchinhos favoritos. Um tomate de tamanho médio contém cerca de 24 calorias. Uma rodela fina de tomate (como aquela que você costuma colocar em seu sanduíche) tem 3 calorias. Um copo inteiro de tomates cereja tem 27 calorias.

calorias tomate
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E aqui vão outras boas notícias: além de conter pouquíssimas calorias, os tomates também não têm colesterol, gordura saturada e trans, e muito pouco sódio e açúcar. Simplesmente não há espaço no tomate para esses “ingredientes desagradáveis” já que o tomate é “ocupado” por cálcio, ferro e vitaminas A e C.

Em suma, os tomates estão muito próximos da perfeição – exatamente do jeito que são. Então, porque as pessoas sentem a necessidade de cozinhá-los juntamente com temperos menos saudáveis? Cozinhar tomate com sal aumenta o seu teor de sódio em 593 mg. Mergulhar tomates cerejas em uma colher de sopa de molho de salada acrescenta em média 73 calorias. O suco de tomate é uma opção relativamente saudável para aqueles que buscam aumentar seu consumo diário de alimentos saudáveis. Em termos de calorias, um copo de suco de tomate tem em média 41 calorias; no entanto, ele é rico em sódio e em açúcar, e por isso é bom consumi-lo com moderação.

Se um tomate “natural” não faz a sua cabeça, há outras opções saudáveis para você incluí-lo em sua dieta diária. Muitas pessoas misturam queijo cottage com pedaços de tomates e uma pitada de sal e pimenta para atender a quantidade recomendável que devem consumir de laticínios por dia. Ou talvez uma salada com tomates picados, manjericão, salsa e queijo mozzarella faça mais o seu estilo.

Não importa a forma como você o fatie – qualquer lanche que contenha tomate é mais saudável do que outro cheio de gordura e calorias. As batatas chips, por exemplo, não contêm carotenóides que previnem o câncer e doenças cardíacas, e as bolachas têm pouco potássio e portanto não evitam derrames. Mas os tomates o fazem!