Como funcionam os serviços de buffet

Autor: 
Katherine Neer

Se você já esteve na abertura de uma galeria, festa de casamento, noite de autógrafos, jantar ou ainda numa cerimônia bar-mitzvá, provavelmente teve uma experiência com buffet. Quando se está em uma elegante recepção de casamento ou em uma festa de arrecadação de fundos com comidas gostosas, esta comida está sendo servida graças a um serviço de buffet.

O serviço de buffet parece bastante simples: a comida é preparada e servida, certo? Essa é a idéia, mas há mais do que isso... muito mais!


Foto cedida pela Joel
Um evento como este exige muito planejamento e preparação

Agradecimento
Nosso agradecimento especial a Joel Dondis, presidente e chef proprietário e todo o pessoal da Joel (site em inglês), uma grande empresa de planejamento e fornecimento de serviços de buffet para eventos, por ajudar na elaboração deste artigo.

Veremos um pouco mais dos bastidores do buffet para conhecê-lo um pouco mais. Desde o contato inicial na reunião entre o cliente e a empresa de buffet até o grande evento, o fornecimento do serviço requer muito planejamento e preparação, uma equipe de trabalho, criatividade e alguns equipamentos muito legais.

Primeiro, vejamos qual é a definição de buffet hoje.

Comida é definitivamente a estrela do mundo do buffet, mas não é a única parte da equação. O Chef Joel Dondis da Joel, uma grande empresa de planejamento e fornecimento de serviços de buffet para eventos, localizada em Nova Orleans, Louisiana, concorda. Como muitas empresas de buffet, a Joel inclui todo o planejamento do evento. Com este novo direcionamento o foco mudou. Não é mais só a comida, agora ela é parte dessa grande missão. Dondis afirma que as empresas de buffet satisfazem todos os sentidos:

  • visão
  • audição
  • tato
  • olfato
  • paladar


Foto cedida pela Joel
As empresas de buffet querem que todo o aspecto do evento seja tão perfeito quanto a comida. Este suflê de chocolate certamente nos parece perfeito!

Com o clima certo, você pode apelar para todos os sentidos e fazer um evento especial e memorável. É claro, uma comida linda pode apelar para o seu senso do paladar, olfato e visão, talvez até o tato, mas não deve brilhar mais do que o resto do evento. Os buffets geralmente querem que cada peça do quebra-cabeça, desde a decoração até os cristais, tenham o mesmo tipo de impacto.


Foto cedida pela Joel
Joel Dondis, presidente e chef proprietário da Joel, descrevendo os bastidores de um jantar

Dos utensílios de mesa até as flores, iluminação artificial e seleção de músicas, tudo deve complementar a comida para criar uma experiência completa e única. De acordo com Dondis, a continuidade é o segredo. Você quer que tudo esteja em harmonia. Por exemplo:

  • o local certo para ocasião, o ambiente e os convidados combinam? Não importa o quanto os jardins são lindos, você provavelmente não ia querer seus convidados vestindo roupas formais e jantando em um local externo num calor de 40º;
  • o cardápio é adequado para a ocasião e o bom gosto dos convidados? Para uma celebração de aposentadoria, onde o aposentado estaria pronto para embarcar numa viagem à Espanha com sua esposa, colocar mesas com "tapas" seria uma ótima idéia;
  • a decoração do local combina com o evento? Toalhas brancas, porcelana e cálices de cristal parecem não ser a mesa mais apropriada para um bom churrasco na beira da piscina. Estampas festivas como toalhas de mesa xadrez azul e branco, guardanapos combinando com pratos simples de vidro e jarras de boca larga podem ser a melhor opção.

Caso seja uma festa com coquetel para 50 amigos ou evento da empresa para 500, o objetivo é o mesmo: satisfazer profundamente os convidados. Então, como organizar um buffet que cumpra essa grande tarefa? Isso tudo começa com algumas questões simples...

O primeiro encontro
Uma frase popular no mundo dos buffets é "como eu posso fazer isso acontecer para você"? Para a maioria, esta não é uma pergunta sem resposta. O valor do buffet e o seu "tempero" continuam firmes nas entrelinhas desta frase.

Depois de fazer contato com uma empresa de buffet, o primeiro trabalho deles será entender o que você quer e decidir como podem criar isso para você. Este processo normalmente começa com uma reunião entre a empresa e o cliente, assim como o primeiro encontro. Se ele acontecer por telefone ou uma reunião agendada, o representante do serviço ao cliente quer ter o máximo de informações que puder para preparar uma proposta. Como cliente, você deverá estar pronto para responder questões como: 

  • Qual é a data e o horário previsto para o evento?
  • É uma festa social ou profissional?
  • Você já tem um orçamento em mente?
  • Quantas pessoas serão convidadas?
  • Já escolheu o local e o ambiente?

É claro que, dependendo do tipo de festa, outras questões podem e devem surgir na conversa. Tenha em mente que esta discussão inicial é importantíssima, pois vai ser a estrutura para a proposta da empresa. Então se você tem uma idéia de como quer o evento, precisa ser o mais explícito possível. Segundo Dondis, o que está na imaginação do cliente é a coisa mais importante a ser descoberta.


Foto cedida pela Joel
O buffet pode trabalhar em parceria com o florista para criar os enfeites das mesas

Um dos maiores enganos que um cliente pode cometer é pensar só no orçamento. Você não pode dizer para o gerente do buffet: "eu tenho apenas o valor "x" para gastar; o que você consegue me fornecer com isto?" Também é preciso explicar o que espera conseguir com o valor disponível. Quando a empresa entender o seu orçamento e as suas expectativas, analisará o que pode ser feito. Se eles concordarem, ótimo. Se não concordarem, não se preocupe, não é o fim do mundo. Só significa que é hora de mais conversa. Lembre-se que você está lidando com profissionais que estão preparados para ajudar.


Foto cedida pela Joel
Esse espeto de atum é uma saborosa e prática opção de coquetel. A comida que pode ser servida sem utensílios de mesa é melhor pela mobilidade, permitindo maior sociabilidade entre os convidados.

Digamos que você esteja planejando a comemoração das bodas de ouro para seus pais, mas está com o orçamento bastante curto. Inicialmente você tinha algo bem definido em mente. Mas, descobre que, com o número de pessoas que você esperava convidar, seu orçamento não é suficiente para fazer o evento luxuoso que você imaginou. Então, é hora de priorizar. O representante de serviços ao cliente faz uma série de questões sobre o gosto dos seus pais, como:

  • Qual é a comida preferida deles?
  • Eles gostariam de uma festa mais formal ou informal?
  • Quando vão se divertir, o que eles gostam de fazer?
  • Eles preferem muitos ou poucos convidados?
  • O que eles gostam de fazer no seu tempo livre?
  • Qual é o destino preferido deles nas férias?

A partir das suas respostas fica claro que seus pais se sentiriam muito mais à vontade em um ambiente mais tranqüilo e casual.


Foto cedida pela Joel
Como o espeto de atum mostrado acima, estes pirulitos de torta de queijo são um coquetel perfeito para oferecer em festas

Ao invés de um jantar formal com cadeiras nomeadas, seus pais iriam preferir que todos ficassem livres para sentar em qualquer lugar e se enturmar. Uma nova visão começa a tomar forma na sua mente: um jantar ao ar livre, lâmpadas decorativas nas árvores, um jazz agradável tocando no fundo e um leve aroma das flores de magnólia pairando sobre os convidados. Com esta nova informação, o buffet pode preparar uma proposta que acomode todas as suas expectativas ao seu bolso.

Veremos em seguida como é preparada a proposta.

Mmm...torta!
Buffet é um bom negócio. E assim como todo negócio, há sempre novas e excitantes oportunidades surgindo. Isso poderia ser somente como expandir a sua área de mercado ou aumentar os serviços oferecidos. Mas para Joel Dondis da Joel, isso é e-commerce.

Foto cedida pela Joel
A famosa torta de chocolate branco com nozes da Joel/>

Imagine a melhor torta de nozes que você já comeu. Agora, com essa imagem na cabeça, imagine outra torta. Esta tem o mesmo aspecto da primeira, mas é ainda melhor. Muito melhor. É feita com recheio tradicional de tortas, mas com muitas (muitas mesmo) nozes da Louisiana, perfeitamente envoltas na farinha de nozes e cobertas com chocolate branco. Parece ser muito gostosa, não é? E é mesmo, pode acreditar. E, aparentemente nós não somos os únicos que pensamos assim. Em um dos eventos de Dondis, esta foi a sobremesa servida. A fama se espalhou e logo todo mundo estava falando da torta.

Essa torta de chocolate branco com nozes (site em inglês) foi um sucesso tão grande que Dondis decidiu levar isso mais longe, para  a Internet. Agora todos, incluindo a clientela dos buffets e seus convidados que deliraram com ela, podem servi-la em suas casas. Perfeita para um jantar ou comemoração de feriados como o dia de Ação de Graças e para o Natal O preparo é fácil e rápido.

Dondis não parou por aí. A torta de nozes ganhou também sua versão com chocolate preto. Se você procura por algo mais exótico, a Joel também oferece uma torta de côco e noz macadâmia. Ela é feita em casa, com casca do côco recheada com a tradicional torta de nozes envolta em chocolate preto, côco ralado e nozes de macadâmia. Além das tortas, a Joel também é rica em brownies de chocolate com nozes (site em inglês) para você se deliciar. Se você está com humor para os doces mais tradicionais do sul, prove os doces da Joel, que derretem na boca, chamados pralinas (site em inglês).


Foto cedida pela Joel

Com o título de "Conforto do Sul", esta sobremesa deliciosa foi apresentada nas páginas da revista InStyle Magazine como o "regalo gastronômico Top 100" para os dias de feriados.