O sal com baixo teor de sódio é saudável?

Autor: 
Chris Obenschain

sal com baixo teor de sódio
© istockphoto.com /Edelmar

Na teoria, o sal com baixo teor de sódio parece ser uma ótima ideia. Ele parece ter tudo de bom que tem no sal - só que sem sódio - e por isso é bastante útil para aqueles que estão interessados em diminuir o consumo de sódio.

O problema é que não existe sal sem sódio. Seria algo como tirar o hidrogênio da água – não faz sentido. O sal é chamado de cloreto de sódio por uma razão: é composto por 40% de sódio e 60% de cloro, e cortar a maior parte do sódio faz com que o sal deixe de ser “sal”. Na verdade, de acordo com a FDA (Food and Drug Administration) o sal com baixo teor de sódio não é nem mesmo alimento.

No entanto, isso não significa que o sal com baixo teor de sódio não deva ser consumido ou que ele não te ajuda a manter uma dieta de baixo consumo de sódio. Mas antes de nos debruçarmos sobre os benefícios ou não do sal com baixo teor de sódio, precisamos primeiramente dar uma olhada na razão pela qual esse produto é necessário.

O sal é algo bom, mas não pode ser ingerido em quantidades exageradas. Jovens e pessoas saudáveis não devem consumir mais de 2.300 miligramas de sal por dia, o que equivale aproximadamente a uma colher de chá. Qualquer pessoa acima de 40 anos, com pressão alta ou de ascendência africana não deve consumir mais de 1.500 miligramas de sal por dia. Um estudo publicado recentemente no New England Journal of Medicine diz que o consumo extra de metade de uma colher de chá de sal por dia é equivalente aos riscos de saúde associados à obesidade, fumo e colesterol alto.

Você também deve se lembrar de que estamos falando de sal e não de sódio. As informações nutricionais costumam dar apenas os níveis de sódio na comida e porque o sódio representa 40% do sal você deve multiplicar o conteúdo de um produto que contenha sódio por 2,5 para descobrir a quantidade de sal por porção. Então, por exemplo, se um pacote de batatas fritas tiver 580 miligramas de sódio significa dizer que ele tem 1.450 miligramas de sal.

 

Dica

Em vez de sal com baixo teor de sódio você pode experimentar o
sal orgânico. Ele não substitui o sal completamente, mas a sua
quantidade de sódio é bem menor já que ele contém outros ingredientes
naturais como cenouras, aipo, tomilho e alecrim.

Mas se o sal com baixo teor de sódio não é alimento, o que ele é então? Sais com baixo teor de sódio costumam ter o sódio substituído por potássio, e por isso há uma mistura de sódio e cloreto de potássio. O cloreto de potássio tem um gosto parecido com o gosto do sal, mas não é à toa que fazemos nossos bifes e batatas fritas exclusivamente com cristais de sódio há milhares de anos: o cloreto de potássio pode te matar.

O cloreto de potássio é o principal íon positivo nas células de nosso corpo e pode ajudar a baixar a pressão arterial. Infelizmente, ele também pode parar o seu coração. Na verdade, o cloreto de potássio, embora seguro em pequenas doses, é a toxina escolhida para muitos procedimentos de injeção letal usados em países que praticam a pena de morte, e por isso não é algo que as pessoas queiram ingerir em excesso.

Para mais informações sobre sal e assuntos relacionados, confira os links da próxima página.