Processo de remasterização de CDs/DVDs

Autor: 
Dave Roos

Se você está remasterizando um disco em vinil para tocar em CD, então a primeira etapa é localizar a versão original analógica da mixagem final e digitalizar cada faixa em uma DAW como o Pro Tools. Se você estiver remasterizando um CD existente, precisará de uma cópia da versão digital original da mixagem final.

A próxima etapa é montar as faixas na ordem desejada. A ordem das faixas influencia o fluxo geral do CD, como os altos e baixos emocionais de uma fita com uma boa mixagem. Os engenheiros de masterização preocupam-se primeiro com a ordem de faixas, pois isso afetará a forma como cada música é balanceada sonoramente com as que vêm antes e depois.

Agora o engenheiro de masterização usa uma paleta de equipamentos de software para "amaciar" o som de cada música. É importante compreender que os engenheiros de masterização acertam e ajustam o som da mixagem inteira da música, não as configurações de cada instrumento individual ou faixa de voz. Essas configurações das faixas individuais já estão travadas pelo engenheiro de mixagem.

Engenheiros de som frequentemente remasterizam CDs antigos
© iStockphoto.com
Engenheiros de som frequentemente remasterizam CDs antigos

 

As ferramentas mais comuns do engenheiro de masterização são um compressor, um limitador e um equalizador. Tanto os compressores quanto os limitadores são usados para controlar a altura da música. Não é a mesma coisa que o volume da música, que em última análise é controlado pelo ouvinte. Para compreender como os compressores e limitadores funcionam, você precisa entender primeiro a diferença entre a altura e a dinâmica.

A dinâmica diz respeito à faixa dinâmica geral de uma música, que é medida calculando a diferença entre as partes mais altas e mais quietas de uma música. Dentro do estúdio de gravação (em inglês), a altura é medida em decibéis negativos (-dB), com o zero representando o som mais alto gravável. Sem compressão, uma música pode ter uma seção alta que registre -6dB e uma parte suave que marque -48dB, alcançando uma faixa dinâmica total de 42dB.

Se um engenheiro de masterização quiser tornar a música toda mais alta, ele pode aumentar o ganho em 6dB. Mas se ele fizesse isso com o nosso exemplo, a parte mais alta da música (-6dB) chegaria a zero, que é muito alto para tocar com clareza na maioria dos aparelhos de som. Em vez disso, ele usa um compressor para reduzir a faixa dinâmica da música, para que as partes altas não sejam tão altas e as partes calmas não sejam tão calmas. Agora ele pode aumentar o ganho geral da música sem que as partes mais altas entrem no vermelho.

Um limitador funciona de forma semelhante, colocando uma cobertura sobre as partes mais altas da música. Se um som ultrapassar esse limite, ele será automaticamente reduzido por um taxa predeterminada, digamos 2:1. Então, para cada dois decibéis acima do limite, o som será reduzido em um decibel. Um bom engenheiro de masterização sabe como usar compressores e limitadores para adicionar altura suficiente e impacto emocional em uma música sem aplainar demais ou causar colapso na faixa dinâmica.

A seguir, o engenheiro usa a ferramenta de equalização para alcançar o perfeito equilíbrio tonal da música. Um software equalizador parece com o equalizador analógico em seu aparelho de som, com controles para cada frequência do espectro audível. Ao longo da música, o engenheiro de masterização ajustará os controles para deixar os sons graves mais encorpados, realçar detalhes dos agudos e manter tudo equilibrado.

Para a remasterização de DVDs, os editores de filmes e vídeos usam software especial para restauração, como o Digital Restoration System (DRS) da MTI, para remover meticulosamente a poeira e os detritos de rolos de filmes danificados e restaurar as cores a seu esplendor original. Em seguida, editores especiais de áudio usam sistemas como o ProTools para remover chiados e ruídos, aumentar o volume dos diálogos, clarear os efeitos de áudio e adicionar o som sorround Dolby 5.1 [fonte: Frucci - em inglês]. Hoje em dia, muitos DVDs estão sendo remasterizados especificamente para lançamento nos DVDs Blu-Ray de alta definição.

Apesar do poder transformador da edição digital, algumas pessoas não são fãs da remasterização de CDs. Siga lendo para descobrir.