Receita: Como preparar uma moqueca

A moqueca é um prato tipicamente brasileiro, de origem indígena e com influências africanas em alguns estados. Com seu longo litoral e farta oferta de peixes e frutos do mar, os brasileiros elaboraram esse prato, que hoje em dia apresenta inúmeras variações – com ou sem leite de coco, com azeite de dendê ou de outros tipos, com camarão ao invés do peixe etc.

Sempre deliciosa, a moqueca é também simples de fazer. Basta ter ingredientes de boa qualidade – frutos do mar precisam estar sempre frescos e bem limpos – e realizar o passo a passo de maneira correta. Neste artigo, você aprenderá a fazer uma moqueca digna de aparecer no menu de qualquer restaurante.


Foto: iStock.

Apresentamos as duas versões da moqueca – capixaba e baiana – para você experimentar o sabor típico das variações mais famosas desse prato. Lembre-se também de que você pode incluir outros frutos do mar na receita, ou substituir o peixe por camarões, lagosta, lagostins, mexilhões ou outros ingredientes.

Confira:

Moqueca capixaba

Ingredientes

1 quilo de peixe limpo e cortado em postas (pode ser badejo, dourado, cação)


½ quilo de camarão


4 tomates picados


1 tomate cortado em rodelas


2 cebolas picadas


1 cebola cortada em rodelas


1 maço de cebolinha picada


1 maço de coentro picado


2 dentes de alho


3 colheres de sobremesa de colorau, diluídas em ¼ de xícara de óleo de girassol


1 limão


Sal


Azeite

Modo de preparo:

- Tempere as postas de peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.

- Em uma panela, doure no azeite a cebola, alho amassado, tomate, óleo e colorau.

- Baixe o fogo e coloque as postas do peixe sobre o refogado.

- Regue o peixe com o suco de 1 limão e deixe cozinhar por 15 minutos.

- Ajuste o sal, se necessário, e acrescente os camarões também já previamente temperados com uma pitada de sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

- Junte o tomate e a cebola em rodelas, regue com azeite e espalhe a cebolinha e o coentro picados sobre a moqueca.

- Tampe a panela, deixe cozinhar por mais um minuto e desligue o fogo. Sirva com arroz branco.

Observação: uma característica da moqueca capixaba é que ela é preparada na panela de barro. Isso contribui para dar mais sabor ao prato, permite que a carne do peixe cozinhe lentamente e que o calor seja mantido pela panela quando o prato é levado à mesa. Se puder, invista nas panelas de barro originais do Espírito Santo, produzidas artesanalmente na cidade de Goiabeiras, ao norte da ilha. Seus convidados notarão a diferença!

Moqueca baiana

Ingredientes:

1 kg de peixe em postas

Sal

Limão

4 dentes de alho amassados

4 tomates bem maduros, sem sementes e cortados em rodelas

1/2 pimentão verde em rodelas grandes

1/2 pimentão vermelho em rodelas grandes

2 cebolas médias em rodelas grandes

50 ml de azeite de dendê

50 ml de leite de coco

Coentro a gosto

 

Modo de preparo:

- Tempere o peixe com sal, limão e alho.

- Em uma panela resistente, coloque uma camada dos legumes (tomates, pimentões e cebola). Tempere com um pouco de sal, coloque os pedaços do peixe e mais uma camada de legumes.

- Regue com azeite de dendê e deixe cozinhar em fogo médio.

- Quando começar a ferver, conte cinco minutos. Adicione o leite de coco, mas não mexa muito para não despedaçar o peixe.

- Desligue o fogo e adicione o coentro fresco bem picado.

- Sirva quente, acompanhada com arroz branco e pirão de peixe.

Curiosidades:

- A moqueca tem origem indígena, a partir de um método de cozimento a fogo lento denominado “moquém”. Acredita-se que tenha surgido no litoral da Bahia e do Espírito Santo. Hoje em dia, pode ser encontrada em quase todas as cidades litorâneas do Brasil, de norte a sul.

- É possível fazer uma versão vegetariana substituindo os frutos do mar e o peixe por pedaços de tofu bem firme temperados, palmito e cogumelos picados. Corte em cubos, doure e misture no molho, feito da mesma maneira que a moqueca original.

- A moqueca capixaba é considerada mais “diet” que a baiana, por não levar nem o azeite de dendê nem o leite de coco.

- Recentemente, o governo capixaba unificou as receitas da moqueca preparada nos restaurantes do litoral do Estado, como uma maneira de preservar a identidade do prato. Os ingredientes são bem simples: peixe, camarão, tomate, cebola, alho, azeite e coentro, além dos temperos.