Reação emocional aos filmes depende da companhia

Autor: 
Mariana Noffs
O iluminado
Reprodução

Todos nós já passamos por isso: estamos assistindo um filme com os pais ou algum parente e aparece uma cena de sexo na tela. Um novo estudo mostra que se contorcer e desviar os olhos durante a cena é uma reação normal, especialmente quando estamos com nossos pais. O estudo da Kansas State University mostra que nem todas as experiências de assistir a um filme são agradáveis ou positivas. Alguns filmes nos deixam totalmente desconfortáveis ou perturbados com o conteúdo, enquanto outros são inspiradores e comoventes. No entanto, a pessoa que está com você enquanto assistem ao filme também ajuda a determinar o quanto você vai gostar do que está vendo. Isso inclui família, namorado ou alguém que você não conhece direito.

A primeira parte do estudo pesquisou 335 estudantes universitários americanos. Eles tiveram que responder um questionário com 11 perguntas sobre experiências com diferentes filmes. As produções mais relacionadas a emoções negativas foram "O Segredo de Brokeback Mountain", "A Outra História Americana", "Borat" e "Crash - No Limite". Os resultados mostram que dramas são mais suscetíveis a trazer reações negativas ou desconforto, seguido de comédias.
"Às vezes uma reação emocional normal pode ser substituída por outros fatores", diz o autor principal do estudo, Dr. Richard Harris. "Por exemplo, assistir a um jogador de futebol se machucar normalmente leva o fã a ter uma reação empática, mas se o jogador é do time oposto, o espectador pode até se sentir bem com a lesão dele". Da mesma maneira, dependendo de quem está ao seu lado enquanto você assiste a uma comédia com bastante conteúdo sexual e linguagem obscena, em vez de achar engraçado ou divertido você pode se sentir preocupado com a presença de crianças na sala, por exemplo. De acordo com o estudo, estudantes universitários foram os que sentiram mais repulsa com a ideia de assistir a um filme com conteúdo sexual ao lado dos pais.

A segunda parte do estudo analisou a resposta dos estudantes a altos níveis de desconforto. Quando assistem a um filme com conteúdo negativo, as mulheres são mais propensas a demonstrar o desgosto para quem estiver assistindo junto, enquanto os homens evitam a situação e é mais provável que finjam gostar do filme. 

Artigos relacionados

Publicado em 7/12/2010