Um histórico do filme de 1994

Autor: 
Jonathan Strickland

A história geralmente contada sobre o filme "Quarteto Fantástico" de 1994 é que a Neue Constantin Films, uma empresa cinematográfica alemã, detinha os direitos do filme para a história em quadrinhos, mas ela nunca tinha conseguido levantar os fundos necessários realizar o filme. Os direitos de um filme normalmente são concedidos por um período de tempo determinado e os direitos sobre o "Quarteto Fantástico" estavam prestes a expirar. Se o estúdio falhasse em fazer um filme, perderia o investimento. Portanto, a Neue Constantin Films decidiu se apressar para produzir qualquer filme e, assim, preservar os direitos. Depois de muitos esforços de última hora, o estúdio conseguiu um roteiro, contratou um diretor, contratou o elenco e começou a filmar. Foram 25 dias de filmagem com um orçamento estimado de US$ 1,5 milhão. Em comparação, o orçamento divulgado para o filme "Quarteto Fantástico" de 2005 foi de US$ 100 milhões.

Bernd Eichinger, Produtor Executivo
Foto de Gerhard Heeke
Bernd Eichinger,
Produtor Executivo

Talvez você ache que o orçamento baixo condenou o filme desde o começo. Mas o motivo real, de acordo com alguns rumores, é que o estúdio só fez o filme para manter a detenção dos direitos enquanto tentava fazer algum negócio melhor. A intenção jamais foi a de lançar o filme, embora o elenco e a equipe técnica não soubessem disso até muito tempo depois da finalização do filme. A notícia arrasou o elenco, que tinha esperança de que o filme pudesse impulsionar suas carreiras e achava que a produção era uma visão divertida e sincera da história em quadrinhos. Alguns membros do elenco tinham até usado seu dinheiro  do próprio bolso para promover o filme em convenções, ignorando que ele jamais seria lançado.

Atualmente, o filme é supostamente propriedade de Avi Arad, o antigo presidente-executivo da Marvel Studios. Arad disse em entrevistas que ele achava que o filme era uma representação sincera, apesar de inadequada, da história em quadrinhos. Alguns alegam que Avi destruiu a cópia original do filme, embora muitos outros acreditem que isso seja improvável. Vários membros do elenco original mantiveram a esperança de que o filme viesse a ser lançado, mesmo que fosse somente como um extra de DVD em alguma edição especial do "Quarteto Fantástico".