Como funciona o pão sovado

Autor: 
Pam Nelson


Se você já esteve em São Francisco, Califórnia (onde parece que todo restaurante serve pão de fermento) ou em muitas outras partes do mundo onde o pão é produto principal, então você experimentou o sabor característico do pão sovado. O sabor é o que faz desse pão único. Mas você já se perguntou de onde vem esse sabor?

Acontece que o pão sovado representa uma tecnologia centenária de preservação e armazenagem de levedura por longos períodos e é essa tecnologia que cria o incrível sabor. Atualmente compramos a levedura em pó em mercearias, mas séculos atrás não havia mercearias, as pessoas cultivavam a levedura e mantinham-na viva usando um iniciador de massa mãe. Os padeiros que usam um iniciador de massa hoje, estão usando essa antiga mas ainda útil tecnologia. Na verdade, algumas porções de iniciador de massa são cultivados por décadas, passando geração para geração.

Neste artigo, vamos ver como funciona o iniciador da massa mãe e como ele ajuda a fazer um pão de massa mãe. Vamos dizer como você pode fazer seu iniciador tradicional e também dar uma receita básica de pão de massa mãe. Quando estiver pronto, você vai olhar para o pão de outra forma.