Como funciona a água

Autor: 
Shanna Freeman


Em sua forma mais pura, a água é inodora, quase incolor e insípida. Ela está presente em seu corpo, nos alimentos que você come e nas bebidas que ingere. Você a utiliza para se limpar, lavar as roupas, a louça, o carro e todas as outras coisas que estão ao seu redor. Você pode nadar ou pular nela para se refrescar em dias quentes de verão. Muitos dos produtos que você usa todos os dias contêm água ou foram fabricados utilizando-a. Todas as formas de vida precisam dela e, se não tomarem a quantidade necessária, elas morrem. Disputas políticas já giraram em torno dela. Em alguns lugares, a água é valorizada e extremamente difícil de ser encontrada. Em outros, é bem fácil de ser encontrada, e por isso é desperdiçada. Qual substância é mais necessária para nossa existência do que qualquer outra? A água.

water molecule illustration

Basicamente, a água é uma molécula com um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio, unidos por elétrons compartilhados. É uma molécula polar em forma de V, o que significa que é carregada positivamente próximo dos átomos de hidrogênio e negativamente próximo do átomo de oxigênio. As moléculas de água são atraídas e ficam unidas naturalmente por causa de suas polaridades, formando uma ligação de hidrogênio. Essa ligação de hidrogênio é a causa de muitas propriedades especiais da água, como o fato de que ela é mais densa no estado líquido do que no sólido (o gelo flutua sobre a água). Veremos melhor essas propriedades especiais mais adiante.

Uso racional

Você sabia que são necessários 35 litros de água para produzir meio litro de refrigerante?

Leia mais em VEJA.com

A água é a única substância que se transforma naturalmente em um sólido (gelo), um líquido e um gás (vapor de água). Ela cobre cerca de 70% do planeta Terra, um total de aproximadamente 1,386 milhão de quilômetros cúbicos [fonte: U.S. Geological Survey (em inglês)]. Se você conhece os versos "Água, água, por todos os lados, e nenhuma gota para beber" do poema "Rima do Velho Marinheiro", vai entender que a maior parte da água, 97% dela, não é potável porque é salgada (veja a ilustração na próxima página). Apenas 3% da água do mundo é doce, e 77% dessa água está congelada. Dos 23% dessa água que não está congelada, apenas 0,5% está disponível para fornecer a quantidade de água de que toda planta, animal e pessoa na Terra precisa para sobreviver [fonte: National Geographic (em inglês)].

Então a água é bem simples, certo? Na verdade, existem muitas coisas sobre ela que os cientistas ainda não entendem por completo. E o problema de garantir que a quantidade suficiente de água limpa e potável esteja disponível para todos que precisam dela está longe de ser simples. Neste artigo, vamos dar uma olhada em alguns desses problemas. Também vamos explorar exatamente o que as plantas, os animais e as pessoas fazem com a água e aprender mais sobre o que torna a água tão especial.