Como funciona o funk

Autor: 
Sílvio Anaz
Funk

Ele é muito mais do que “pancadão”. O funk é um dos mais importantes gêneros da música negra. As primeiras manifestações sonoras dele aconteceram em meados do século 20 como uma variação moderna do jazz, só que bem mais visceral e suingada. Nos anos 60, artistas geniais como James Brown e George Clinton deram ao funk as principais características que o consagraram como uma das mais bem-sucedidas variações da black music.

De lá para cá, assim como aconteceu com outros gêneros da música pop, o funk foi sendo reinventado por diferentes gerações. Entre as variações que o gênero assumiu, está o “Miami bass”, com suas temáticas eróticas e batidas eletrônicas, resultado da aproximação da sonoridade do funk com a cultura hip-hop. O “funk carioca” com seu famoso “pancadão” que surge nos anos 90 é uma versão brasileira desse som de Miami.

James Brown
Reprodução
James Brown inventou o funk e criou sucessos que tornaram
o gênero um dos mais importantes da black music

Mas o sucesso do funk vem dos anos 60, quando James Brown praticamente inventou o gênero a partir do rhythm’n’blues, do teor sexual das letras e de uma sonoridade anárquica, mas sempre muito dançante. Aliás, a sensualidade nas letras e no ritmo sempre foi a marca registrada do funk em toda sua história. Uma trajetória que inclui sua inserção nos movimentos negros da década de 60, no surgimento da disco music nos anos 70 e na ascensão da canção pop a partir dos anos 80.

Conheça nas próximas páginas a história do funk, desde suas origens até as variações atuais do gênero, incluindo os principais artistas e sucessos.

 

O melhor do funk

Selecionamos dez álbuns essenciais de funk para quem quer ter uma discoteca básica do gênero:

Live at the Apollo (1963) – James Brown
Papa’s Got a Brand New Bag (1965) – James Brown
Stand! (1969) – Sly & The Family Stone
There's a Riot Goin' On (1971) – Sly & The Family Stone
Super Fly (1972) – Curtis Mayfield
That's the Way of the World (1975) – Earth, Wind and Fire
One Nation Under a Groove (1978) - Funkadelic
Prince (1979) - Prince
Celebrate! (1980) – Kool & The Gang
Star Time (1991) - James Brown