Como são criados os efeitos especiais de filmes como "Matrix"?

Esse efeito é incrível! Em um comercial, um cavalo pára suspenso no ar e a câmera move-se ao seu redor. Em "Matrix," a técnica foi usada apenas quatro vezes, mas é tão impactante que marcou todo o filme.

Nos comerciais e no filme "Perdidos no Espaço", uma técnica mais simples é utilizada. Uma série de câmeras estáticas (por exemplo, 30) são colocadas ao redor do objeto. No momento em que a ação deve ser congelada, todas as 30 câmeras são acionadas ao mesmo tempo. As imagens que elas capturam são exibidas uma após a outra para mostrar a rotação.

No filme "Matrix", os produtores de cinema usam uma técnica extremamente sofisticada para alcançar efeitos muito mais avançados. Não apenas a rotação acontece, mas o ator também se move em câmera lenta durante a rotação (veja o primeiro link abaixo para três demonstrações muito boas de animações). Pelo menos cinco técnicas diferentes de efeitos especiais foram combinadas para criar a imagem final:

  • um grande número de câmeras estáticas captam a cena, mas elas são acionadas em seqüência ao redor do ator em vez de serem acionadas todas ao mesmo tempo;
  • o ator é filmado em um fundo verde (veja Como funcionam os cromaquis para detalhes sobre essa técnica);
  • o ator é suspenso por um cabo preso ao teto, assim pode ter sua queda interrompida ou parecer que está flutuando no ar;
  • uma vez que a cena é filmada, softwares similares aos de morfing fazem a interpolação das imagens para provocar a sensação de câmera lenta. Assim, o produtor pode reduzir ou aumentar a velocidade da ação conforme quiser;
  • fundos gerados por computador são então sobrepostos ao filme.

Se você assistir aos filmes do link Efeitos Visuais, verá que as imagens capturadas pelas câmeras estáticas são bastante grosseiras. O cabo é visível, assim como todas as outras câmeras na cena. Um técnico trabalha com todas essas imperfeições, revendo uma imagem por vez por meio de um computador e versões digitalizadas das imagens. Uma vez que as imagens estejam perfeitas, o software de morfing faz a interpolação entre elas. A área verde da imagem é então substituída pelas imagens de fundo. O técnico tem que construir um modelo 3-D computadorizado da cena gerada pelo computador e então marcar a rotação da cena de acordo com a posição das câmeras em cada quadro do filme.

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