O que faz um editor de filmes?

Autor: 
Diane Danenfeldt
editores de filmes

Após 175 dias de tédio e espera o soldado Anthony Swofford, da Marinha americana, encara sua primeira cena de combate em uma parte crucial do filme "Soldado Anônimo" (2005). Conforme seu grupo se aproxima de uma linha de artilharia, todos se abaixam - exceto Swofford, interpretado por Jake Gyllenhaal. Neste momento, Swofford levanta-se e a câmera se aproxima. Uma explosão distante é seguida de silêncio.

Seria neste ponto que o diretor Sam Mendes teria encerrado a cena. Mas o editor Walter Murch teve uma ideia diferente e que foi aceita por Mendes: partículas de areia e poeira da explosão atingem o rosto de Gyllenhaal e, ao invés de silêncio, o público ouve o suave som que estes pequenos fragmentos fazem ao atingir sua face.

editor de filmes
Reprodução / Universal
"Soldado Anônimo" conta
histórias de combate do soldado da Marinha Anthony Swofford. Walter
Murch, vencedor de três Oscars, editou o filme adicionando sua própria
visão.

 

O objetivo era levar os espectadores para dentro da cena, fazendo com que sentissem o que o personagem sentiu no campo de batalha, diz Murch - um reconhecido editor de filmes e trêz vezes vencedor do Oscar. E os sons mais baixos, como o impacto de um grão de areia, dão uma ideia de silêncio maior do que o silêncio em si [fontes: Rádio Pública Nacional e Internet Movie Database (em inglês)].

Mas uma boa edição funciona mesmo sem som. Considere " O Encouraçado Potemkin" (1925), um clássico filme mudo dirigido por Sergei Eisenstein, que ficou conhecido por sua cena da escadaria de Odessa. Cidadãos se juntam à tripulação da embarcação em protesto, o que inicia uma revolta nas escadarias até o porto. As tropas acabam com a revolta matando inocentes.

Com uma edição cuidadosa, Eisenstein torna a cena mais pessoal misturando violência, botas marchando, cidadãos implorando aos soldados que parem e, a mais inesquecível, a morte de uma jovem mãe que deixa o carrinho de seu bebê descer sem controle a longa escadaria [fonte: IMDB (em inglês)].

Este é o mundo de um editor, onde quilômetros de filmagem precisam ser transformados em um filme coerente e com ritmo, que traga som e imagem em sintonia com a visão do diretor.

O que um editor de filmes realmente faz? Quais habilidades ele precisa ter? E como alguém se torna um editor? Continue lendo e descubra.