Frutas tropicais

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Existe uma grande variedade de frutas tropicais de sabores exóticos e de cores fortes. Estas maravilhosas delícias incluem os cocos, as mangas e os abacaxis.

  • As bananas contém cerca de 5 colheres de chá de açúcar, quase 2 vezes a quantidade de muitos doces populares, mas uma banana média tem de 80 a 90 calorias porque possuem pouca gordura. Escolha bananas rechonchudas, que não estejam manchadas ou partidas. Selecione as bananas que ainda não estão completamente amarelas porque estarão firmes e sem manchas quando você as trouxer para casa (onde amadurecerão rapidamente em temperatura ambiente). Para apressar o amadurecimento das bananas verdes, coloque-as junto com bananas já maduras ou embrulhe-as em um pano úmido colocando-as dentro de um saco.

  • O coco, encontrado facilmente em pacotes, é melhor quando fresco. Quando escolher um coco, verifique se os três olhos moles da casca estão intactos, secos e sem mofo. Sacuda para ouvir se está cheio de líquido. Para liberar o leite, fure os olhos da casca e drene o líquido. O leite de coco pode ser guardado na geladeira por 24 horas ou pode ser congelado para uso futuro. Para remover a casca do coco, aqueça-o por 15 minutos no forno, a 180°C. Bata levemente com um martelo, remova a casca e tire a pele marrom. O sabor intenso dos pedaços de coco é liberado quando ele é tostado. Espalhe os pedaços do coco uniformemente em uma forma de assar e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 8 a 10 minutos. Guarde as sobras do coco em um recipiente hermético por até uma semana na geladeira ou por até 6 meses no congelador.
  • O kiwi possui uma casca marrom repleta de micropêlos que recobre uma polpa cor de esmeralda que geralmente é descrita como uma combinação de melão, abacaxi e morango. Toda salpicada de sementes pretas comestíveis, as fatias de kiwi adicionadas a qualquer receita dão um aspecto alegre. O kiwi precisa estar maduro para ter o sabor doce e ácido completo. Para amadurecer a fruta em casa, coloque-a num saco plástico junto com uma maçã e deixe em temperatura ambiente, até que ele ceda a uma leve pressão feita com a mão. Quando guardar o kiwi maduro na geladeira, coloque-o na gaveta das frutas, longe das outras frutas para não misturar os sabores. Os kiwis contêm uma enzima que não deixa a gelatina endurecer, por isso não os inclua em uma receita que leve gelatina.

  • As mangas variam em tamanho, formato e cor. A polpa amarelo-alaranjada tem um sabor rico e um aroma maravilhoso. Elas precisam estar completamente maduras para serem comidas ou utilizadas em receitas. A casca da maioria das mangas ganha toques de cor vermelha ou amarela à medida que a fruta amadurece. Elas estão no auge quando cedem a uma leve pressão. Deixe-as amadurecer em temperatura ambiente até que estejam macias ao toque, então use ou leve à geladeira por alguns dias.

  • O mamão é uma fruta tropical nativa das Américas. Quando está maduro, normalmente a casca é amarelo escura, a polpa é laranja claro e a textura é suave. O mamão maduro é macio quando pressionado de leve. Deixe a fruta amadurecer em temperatura ambiente até que a casca se torne meio amarela. Assim que estiver maduro, ele pode ser refrigerado. Ele pode ser servido tanto in natura como cozido. O interior do mamão contém muitas sementes pretas comestíveis com um sabor amargo apimentado e podem ser usadas como guarnição ou adicionadas a molhos de saladas. A polpa contém uma enzima chamada papaína, que é um dos ingredientes dos amaciantes de carnes comercializados. Antes de adicionar o mamão à gelatina, é necessário primeiro cozinhá-lo, caso contrário a papaína não deixará a gelatina endurecer.

  • Os abacaxis depois de colhidos não amadurecem mais. Se colhidos com muita antecedência, seu sabor não será muito doce. Escolha a fruta firme, cheia e pesada. Sirva o mais rápido possível ou corte em rodelas ou ao meio e guarde na geladeira, onde pode ficar até uma semana. Se um abacaxi fresco não estiver bem maduro, você pode melhorar o sabor desta forma: prepare-o como sempre, a seguir coloque os pedaços numa panela, cubra com água, adicione açúcar e ferva por alguns minutos. Então escorra a água, deixe esfriar e coloque para gelar na geladeira. Se uma receita pedir gelatina e abacaxi, use ou a fruta em lata ou o abacaxi in natura que tenha sido fervido por cinco minutos. Existe uma enzima no abacaxi in natura que não deixa a gelatina endurecer.

  • A carambola é uma fruta tropical cujo sabor varia do azedo ao doce. O sabor da carambola doce é parecido com a combinação de laranja com abacaxi; o sabor da carambola azeda é muito similar ao sabor do limão. Quando madura, a cor da fruta é amarelo dourado. As carambolas maduras também podem ter manchas marrons.

Então você pensa que já falamos de todas as frutas possíveis? Bem, há mais algumas que não queremos esquecer. Continue lendo para informações sobre groselhas, peras e ruibarbo.