Como preparar uma degustação de vinhos

Autor: 
Steve Pitcher

Nada contribui tanto com sua experiência com vinhos quanto a degustação. É mais ou menos como aprender a tocar um instrumento: saber ler música é útil, mas no final das contas, nada substitui a prática.

Reunir-se com um grupo de entusiastas de vinhos é uma forma fantástica de exercitar seus músculos de degustação. Um grupo oferece aos participantes a oportunidade de trocar opiniões e conclusões, moldando e reforçando a apreciação de cada indivíduo pelo vinho. O conceito é parecido com o do clube do livro. Com certeza, você pode apreciar o romance sozinho, mas reunir-se com um grupo de pessoas que leram o mesmo livro pode aumentar sua apreciação e compreensão da história.

O artigo a seguir mostra os passos principais da preparação de uma degustação de vinhos, desde o planejamento até a escolha do tema, para que esta experiência seja realmente significante. Vamos começar com alguns conceitos básicos que devem ser considerados no planejamento de uma degustação de vinhos.

Degustação cega

Em uma degustação cega, os degustadores não sabem que vinho foi servido em cada taça.
2006 Publications International Ltd.
Em uma degustação cega, os
degustadores não sabem qual vinho
foi servido em cada taça

É fácil organizar uma degustação de vinhos; tudo o que você precisa são bons amigos e (de preferência) bons vinhos. Caso você decida organizar um evento formal e sério ou casual e reservado, uma degustação cega (onde os degustadores não sabem qual vinho foi servido em cada taça) é a melhor opção. Esconder a identidade do vinho é essencial no caso de avaliações puramente sensoriais. Caso contrário, o poder de sugestão pode atrapalhar a habilidade do degustador de avaliar corretamente um vinho, suas sensações podem ser influenciadas, tanto conscientemente quanto inconscientemente, pela expectativa e não pela sensação.

Quanto mais, melhor?

Quantas pessoas devem participar do grupo de degustação? Em geral, quanto mais melhor! Mais degustadores significa mais opções, o que aumenta as chances de interação. E se você pretende dividir os gastos para comprar os vinhos, mais pessoas significa maior variedade e/ou melhor qualidade nos produtos. Lembre-se também que uma garrafa de vinho pode ser suficiente. Uma garrafa normal (750 ml) contém aproximadamente 700 gramas. Se a quantidade de degustação é 57 gramas, uma garrafa é suficiente para até 12 pessoas. Caso o grupo tenha mais de 12 participantes, será necessário comprar mais de uma garrafa de cada vinho a ser degustado ou então diminuir a dose de degustação.

Detalhes

Antes da primeira degustação, reúna seus amigos para fazer o planejamento. Este é o momento de discutir os detalhes para que o evento seja uma ocasião festiva e tranqüila.

Escolha uma data e horário para a reunião. Quem será o anfitrião da degustação? O anfitrião será responsável pela organização e limpeza? Pela compra dos vinhos? Decida com antecedência qual membro do grupo será responsável por cada parte do evento. Afinal de contas, é impossível fazer a degustação sem o vinho!


Escolha um local para a degustação. Certifique-se de que o local possui mesas e cadeiras espaçosas para acomodar os degustadores e suas taças. Provavelmente, o local mais confortável e sem complicações é uma aconchegante sala de jantar. Caso não seja possível, você vai ter de ser criativo. Um membro do grupo tem acesso a uma sala semi-pública, como uma sala de recreação em um condomínio de casas ou apartamentos? Caso alguém tenha, é bom reservar a sala para a degustação. Outras possibilidades incluem uma sala de reuniões em um escritório ou uma sala isolada em um restaurante (o proprietário pode ser convencido a disponibilizar a sala caso seu grupo almoce ou jante no restaurante após a degustação).

Defina quantos vinhos serão provados. Decida um número mínimo para que o anfitrião saiba quantos vinhos comprar. Decida também se os degustadores devem trazer suas próprias taças. Caso isso ocorra, considere a degustação de seis vinhos; as taças normalmente são vendidas em caixas com seis e estas caixas facilitam o transporte das taças.

É você quem decide quantos vinhos serão degustados.
2006 Publications International Ltd.
É você quem decide
quantos vinhos serão degustados

Defina como os vinhos serão pagos. Alguns vinhos podem ser bem mais caros e alguns degustadores podem desistir no meio do caminho; portanto, é importante resolver antes esta questão. É uma boa idéia dividir o custo total pelo número de participantes. Não se esqueça de acrescentar o valor gasto em pães ou queijos! Ou então façam um rodízio de anfitriões (e responsáveis pelos custos) do evento. Talvez vocês possam realizar reuniões mensais.

Crie uma planilha de degustação. Muitos produtores de vinho possuem planilhas que podem ser adaptadas para os objetivos de seu grupo, ou vocês podem criar a sua. Seja qual for a escolha, não esqueça de copiar o formulário para fornecer uma cópia a cada um dos degustadores.

A planilha de degustação deve incluir o número ou letra correspondente a cada vinho, espaço para comentários, pontos concedidos (os sistemas de pontuação usuais são escalas de 20 e 100 pontos), uma classificação individual (do primeiro ao último colocado) e o total de pontos do grupo. Para calcular o total de pontos do grupo, descubra a classificação que cada degustador deu a cada um dos vinhos. Se seis pessoas acham que o mesmo vinho merece estar em primeiro lugar, ele leva seis pontos (631=6), se todos colocarem o vinho em sexto lugar, ele leva 36 pontos (636=36). Quanto mais baixa a pontuação total, mais alta a classificação do grupo para um vinho específico.

Escolha um redator de tabelas e crie uma planilha para o redator. Decida qual membro do grupo será o redator de tabelas. O redator pode mudar a cada degustação ou a mesma pessoa pode participar de todas elas. O redator de tabelas junta todas as classificações dos degustadores, bem como as pontuações concedidas de cada degustador (se um sistema de pontuação for usado). Lembre-se de que as classificações são muito mais importantes que os pontos. Os pontos são muito subjetivos e podem causar confusão. Crie uma planilha que permita ao redator calcular rapidamente estes valores. Você pode criar simples folhas de papel para os membros do grupo passarem suas classificações (e pontuações, se for o caso) para o redator.

Para dicas de como escolher um tema para sua festa de degustação de vinhos, leia a seguir.