Doces do Norte

Autor: 
Pedro Marques

Frutas típicas da região Norte
Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
Frutas típicas da região Norte

Por não ter grande influência portuguesa, a doçaria amazônica não é tão rica quanto à de Estados como Minas Gerais ou o Rio de Janeiro, por exemplo. Em compensação, a região Norte tem uma quantidade de frutas locais e exclusivas, capazes de fazer a alegria dos aficionados por sobremesas.

O açaí é bem conhecido fora do Norte brasileiro, mas em sua terra natal tem outros usos, sendo até mesmo servido ao lado de peixes e farinhas. Também é feito um vinho de açaí – na verdade um suco sem álcool – que pode ser consumido como bebida ou usado como base para outras receitas.

O cupuaçu é outra verdadeira jóia amazônica. Seu sabor azedinho e doce é inspiração para diversos doces, como bombons, sorvetes, compotas, sucos, geléias e licores. Igualmente saboroso é o bacuri – que compete em popularidade com o cupuaçu. Infelizmente, o fruto estraga rápido e é difícil de comercializar fora da Amazônia.

Sorvetes feitos com frutas típicas da região Norte
Chico Junior/Viagem & Sabor
Sorvetes feitos com frutas típicas da região Norte

 

Essas frutas e outras -- como o piquiá,o pripriá, o murici e a mangaba – podem ser encontrados em diferentes versões nos Estados do Norte: em compotas, em cremes, pudins e até sorvetes. À medida que os produtos amazônicos despertam o interesse de novos chefes, porém, novas formas de se comer esses frutos vão sendo inventadas. A nós, cabe torcer para que essas iguarias deixem as fronteiras do Norte brasileiro.