Como jogar Copas

Autor: 
Karolyn A. Schalk

Copas é um jogo de cartas clássico no qual o objetivo é marcar o menor número de pontos. Saiba como jogar.

Número de jogadores: dois a seis, mas quatro é o melhor número para quem gosta de jogo tático. Se forem três jogadores, descarte o 2, deixando 51 cartas no baralho. Uma vez que cada jogador terá 17 cartas, passe quatro, em vez de três cartas. Se forem mais de quatro jogadores, retire os paus de menor valor de modo que cada jogador receba o mesmo número de cartas. Por exemplo, se forem cinco, retire o 2 e o 3. Assim, cada jogador terá dez cartas.

Objetivo: marcar o menor número de pontos.

As cartas: baralho comum de 52 cartas. Não há naipe de trunfo . As cartas valem do ás (alto) ao 2 (baixo).

Distribuição: todas as cartas são dadas no sentido horário.

Passe: são passadas três cartas em cada mão, exceto na cada quarta mão. Selecione três cartas a serem passadas, vire-as com a face para baixo (fechadas) e entregue-as ao adversário designado. É preciso escolher e passar suas cartas antes de você poder ver as novas.

Primeira mão: os jogadores passam três de suas cartas para o jogador à sua esquerda.

Segunda mão: os jogadores passam três cartas para o jogador à sua direita.

Terceira mão: os jogadores passam três cartas para o jogador sentado à sua frente.

Quarta mão: nenhuma carta é passada. Esse ciclo de passes se repete até o final do jogo.

Se houver dois jogadores, alterne entre os exemplos da primeira mão e da quarta mão. Se houver três jogadores, pule o exemplo da terceira mão. Para mais de quatro jogadores, decida como aplicar o exemplo da terceira mão antes que o jogo comece, certificando-se de passar para cada adversário antes de repetir um passe.

Jogar: o jogador com a menor carta de paus deve jogá-la para iniciar a primeira rodada. O jogo continua no sentido horário. O próximo jogador deve acompanhar o naipe, se possível. Se o naipe não puder ser seguido na primeira rodada, qualquer carta pode ser jogada, exceto uma de copas ou a Q.

Quem jogar a maior carta do naipe de abertura ganha a rodada e começa a próxima rodada. Após a primeira rodada, uma carta de copas ou a Q pode ser "despejada" na rodada se você não tiver o naipe que está em jogo. Cartas de copas não podem abrir uma rodada até que uma carta de copas tenha sido jogada como descarte em outra rodada (isto se chama "quebrar copas"). O jogo continua até que um jogador tenha atingido ou ultrapassado 100 pontos no término de uma mão.

It's a good idea to pass the Queen of Hearts since only one spade protects it in this hand.

É interessante passar a Dama de Espadas, uma vez que


apenas uma espada a protege nessa mão. Passe também o


the
K, que tem a probabilidade de levar uma rodada com


várias copas e o
A avulso, assim você pode


descartar cartas altas ou copas quando os ouros abrirem uma mão

Pontuação: ao final do jogo, todas as copas e a Q são contadas, sendo que cada carta de copas marca um ponto e a Q marca 13 pontos. Some os pontos de desvantagem de todas as cartas que marcaram pontos nas rodadas que você ganhou. Por exemplo, se você tiver 4, 6, 7, 8, K, e a Q, sua contagem é 18 pontos. A única exceção é quando você "acerta a lua" - quando pega todas as copas e a Q, caso em que pode escolher dar 26 pontos a todos seus adversários ou ter seu total reduzido em 26 pontos.

Assim que um ou mais jogadores marcarem 100 ou mais pontos, o jogo termina e o jogador com a menor contagem vence.