Como desenhar uma cena de porto

Autor: 
Publications International, Ltd.

Se você ama a vida marinha, então vai adorar essa paisagem. Aprenda a desenhar essa paisagem e você saberá também como desenhar três diferentes barcos (em inglês).

Aprenda a desenhar essa paisagem de porto.
Aprenda a desenhar essa cena de um porto

Nessa seção, nós mostraremos como desenhar essa cena de porto. Você pode desenhar à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada etapa.

Aqui, mostraremos uma ilustração de cada etapa e depois descreveremos como desenhá-la. Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquela etapa. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza.

Para iniciar a paisagem do porto, desenhe três figuras longas e estreitas com uma extreminade pontiaguda no lado direito.

Etapa 1: inicie a cena na parte central superior da área do desenho. Para os barcos, desenhe três figuras longas e estreitas com uma extremidade pontiaguda, ou proa, no lado direito. Desenhe-as com linhas mais ou menos retas para criar as partes de cima e linhas curvas para as partes inferiores.

Desenhe a extremidade pontiaguda do quarto barco à esquerda. Para posicionar os píers entre os barcos, primeiro desenhe retângulos pequenos e longos perto dos cascos, como mostrado na ilustração. Estas serão as extremidades dos píers. Desenhe três linhas retas voltadas para a esquerda, unindo-as ligeiramente (pode ser de grande ajuda praticar o desenho dos píers em uma folha de papel separada).

Para desenhar a paisagem do porto, coloque postes verticais nas extremidades dos píers, desenhando-os com linhas retas.

Etapa 2: desenhe postes verticais nas extremidades dos píers com linhas retas. Faça as partes de cima e de baixo dos postes com círculos suaves. Faça as superfícies superiores dos barcos, ou convés, com curvas longas começando na extremidade da proa. Desenhe as duas cabines da direita, usando mais linhas retas. Esboce cuidadosamente as linhas curvas do barco à esquerda.

Para desenhar a paisagem do porto, adicione detalhes às cabines do barco com linhas retas e linhas ligeiramente curvas.

Etapa 3: faça os parapeitos de proteção na frente dos conveses com duas linhas curvas que se cruzam. Desenhe os suportes verticais do parapeito com uma série de linhas retas inclinadas paralelas umas às outras e espaçadas uniformemente. Acrescente detalhes às cabines com linhas retas e linhas ligeiramente curvas. Coloque uma figura em forma de caixa acima da cabine do barco no centro. Use uma linha larga em formato de U de cabeça pra baixo para fazer a parte superior do barco à esquerda.

Para desenhar a paisagem do porto, adicione detalhes às três antenas do barco com linhas horizontais curtas.

Etapa 4: adicione quatro cordas pesadas às proas dos navios com pares de linhas curvas. Desenhe um ou dois postes altos, ou antenas de rádio, em cada barco. Use linhas finas traçadas com uma régua. Adicione detalhes às três antenas com linhas horizontais curtas. Faça janelas e vigias nas cabines com retângulos inclinados. Desenhe uma bóia salva-vidas redonda na lateral de uma das cabines do barco, fazendo um círculo dentro de outro círculo.

Para finalizar a sua paisagem do porto, adicione textura às cordas com linhas diagonais curtas.

Etapa 5: sombreie cuidadosamente as partes inferiores dos barcos, fazendo movimentos para frente e para trás com o lápis. Faça o contorno de cada pranchas de madeira nos píers, adicionando linhas retas e curtas nas laterais com espaços pequenos entre elas. Desenhe linhas curvas e retas nos postes para criar a textura. Sombreie a parte de baixo do teto da cabine com linhas diagonais. Adicione textura às cordas com linhas diagonais curtas.

Sua paisagem está pronta! Mesmo que você não consiga acertar na primeira vez, continue praticando até estar satisfeito com o seu desenho.

Em terra ou no mar, nas florestas ou na cidade, existem lindas paisagem em todos os lugares. Inspire-se e coloque o seu lápis no papel, desenhar paisagens é uma das melhores formas de apreciar o mundo ao nosso redor.

Quer expandir suas habilidades artísticas? Veja os links a seguir.