Como desenhar a caricatura de um dragão

Autor: 
the editors of Publications International, Ltd.

Embora pareça complicado, aprender a desenhar a caricatura de um dragão é simples e divertido. Depois que dominar o desenho da caricatura do dragão, você poderá esboçar essas criaturas lindas e adoráveis que voam pelo céu, empoleiradas no topo de uma montanha ou relaxadas perto de uma lagoa.

Para desenhar a caricatura do dragão, examine a ilustração antes de prosseguir para a etapa 1.
Aprenda a desenhar essa caricatura do dragão

Nessa seção, mostraremos como fazer a caricatura do dragão acima. Você pode desenhar esse dragão amigável à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada etapa.

Siga as linhas vermelhas em cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquela etapa. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza. Aqui, mostraremos a ilustração de cada etapa e depois descreveremos como desenhá-la.

Para fazer a caricatura do dragão, comece desenhando o formato do corpo, o focinho, a cabeça, os pés, as pernas, a cauda e as mãos.

Etapa 1: desenhe um grande corpo em forma de pêra. Use uma figura oval para o focinho. Em cima dele, adicione parte de um círculo para fazer a cabeça. Use duas figuras ovais para as mãos.

Desenhe duas longas figuras ovais para os pés. Esboce quatro linhas curvas para formar as pernas. Acrescente a cauda em formato de vírgula.

Quando estiver desenhando a caricatura do dragão, acrescente os dedos das mãos, dos pés, os braços, a boca, o nariz, as orelhas e as linhas da sobrancelha.

Etapa 2: use figuras ovais (algumas parciais) para os dedos das mãos e dos pés. Para desenhar parte dos braços, use uma figura em U e outra comprida em J (ambas de cabeça para baixo). Adicione uma linha curta para fazer um polegar.

Desenhe uma figura oval e duas linhas curvas curtas para a boca. Para o nariz, use dois círculos parciais em duas figuras em J deitadas de lado. Adicione orelhas em formato de V de cabeça para baixo. Faça linhas da sobrancelha em forma de U.

Quando estiver desenhando a caricatura do dragão, desenhe os olhos, as narinas e a mandíbula. Desenhe linhas na barriga e na cauda. Acrescente garras.

Etapa 3: esboce círculos parciais para os olhos. Desenhe as linhas curvas da parte interna da orelha. Use sobrancelhas em formato de vírgula. Crie narinas em formato de lágrima. Faça o contorno da parte de baixo e dos lados da mandíbula com linhas curvas curtas.

Faça duas linhas curvas compridas na barriga e por toda a cauda. Acrescente garras, usando figuras em forma de vírgulas e figuras em V curvas. Finalize o indicador à sua esquerda com uma linha curta.

Para desenhar a caricatura do dragão, acrescente marcas de checagem para as pálpebras. Desenhe pupilas, íris, dentes em formato de U, escamas e joelhos.

Etapa 4: para as pálpebras, use duas marcas de checagem. Desenhe pupilas e íris usando quatro linhas. Ligue figuras em U por toda a parte traseira da cabeça. Coloque uma curva debaixo dessas asas. Desenhe dentes em forma de U.

Faça escamas com formas de J, U e W. Desenhe linhas ao longo da barriga e da cauda. Ligue a cauda à perna à sua direita com uma linha. Use duas linhas irregulares para os joelhos.

Para finalizar a caricatura do dragão, escureça as pupilas, as sobrancelhas e as narinas. Acrescente linhas de sombra às palmas da caricatura do dragão.

Etapa 5: escureça as pupilas, as sobrancelhas e as narinas. Acrescente linhas de sombra às palmas das mãos.

Seu dragão parece estar pronto para voar. E é muito bonito também! Agora, você deve estar um pouco mais confiante com suas habilidades em desenho.

Na próxima página, use essa confiança para desenhar outro personagem popular, uma garota bonita.

Prossiga para a página seguinte para aprender a desenhar a caricatura de uma garota.

Quer expandir suas habilidades artísticas? Veja os links a seguir.