Como desenhar a caricatura de um soldado

Autor: 
the editors of Publications International, Ltd.

De Falcon a G.I. Joe, as caricaturas de soldados americanos existem há muitas décadas. Se você quiser aprender a fazer essas famosas caricaturas, comece desenhando uma caricatura de soldado, seguindo nossas instruções simplificadas. Sem perceber, você estará fazendo essas famosas caricaturas de soldados sozinho.

Para fazer a caricatura de um soldado, examine a ilustração antes de prosseguir para a etapa 1.
Aprenda a desenhar essa caricatura de soldado

Nessa seção, mostraremos como fazer essa caricatura de soldado. Você pode desenhar a caricatura à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada etapa.

Siga as linhas vermelhas em cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquela etapa. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza. Aqui, mostraremos uma ilustração de cada etapa e depois faremos uma descrição de como desenhá-la.

Para começar a caricatura de soldado, desenhe um corpo largo em forma de L e uma cabeça com formato de batata.

Etapa 1: comece fazendo um corpo largo em formato de L. Use duas linhas curtas para uni-lo à cabeça em forma de batata. Faça o tronco de árvore com duas linhas. Faça o contorno dos galhos cheios de folhas com duas linhas curvas.

Quando estiver desenhando a caricatura do soldado, desenhe um capacete, os galhos e as raízes da árvore. Desenhe os braços, as mãos e os pés.

Etapa 2: junte uma figura em U de cabeça para baixo a uma linha curva com pontas torcidas para fazer o capacete. Forme os galhos das árvores e as raízes com figuras em V e linhas curvas. Para fazer o braço, ligue um lado de uma figura em V com as partes torcidas para fora com uma figura em U posicionada abaixo desta.

Use duas linhas curtas para o punho. Faça a mão com uma figura em U deitada de lado. Desenhe linhas curvas e figuras em L para criar as pernas. Acrescente linhas paralelas para os tornozelos. Esboce figuras ovais com as extremedidas levemente pontiagudas para fazer os pés.

Quando estiver desenhando a caricatura do soldado, defina o rosto. Desenhe o pescoço, o colarinho, os ombros, a roupa e um pássaro.

Etapa 3: use uma figura em V, outra em U e uma linha para formar o olho, o nariz, a boca, o queixo e a orelha. Desenhe curvas e um retângulo para fazer o pescoço, o colarinho e o ombro. Faça a mão com figuras em U e curvas.

Contorne as calças e as botas com uma figura em forma de lágrima, dois retângulos, figuras em V e curvas. Esboce o pássaro com triângulos arredondados, uma figura oval e curvas. Junte figuras em U para fazer as folhas.

Quando estiver desenhando a caricatura do soldado, acrescente o cabelo, as folhas no capacete e um sorriso. Dê forma ao pássaro. Defina as botas.

Etapa 4: posicione dois pêlos curvados. Use figuras em V e formas ovais pontiagudas para criar as folhas do capacete. Desenhe uma linha curta e duas mais compridas para definir as bochechas e o sorriso. Faça uma manga com bolso usando duas figuras em U e um círculo.

Coloque um botão no punho usando uma figura oval. Faça as unhas das mãos com figuras ovais. Faça os detalhes das botas com tubos e linhas curvos. Dê forma ao pássaro com figuras ovais e figuras em Y, U e V.

Para finalizar a caricatura do soldado, contorne os cílios e acrescente figuras em Z. Faça o acabamento do pássaro, das folhas do capacete, da roupa e da árvore.

Etapa 5: faça o contorno dos cílios. Acrescente figuras espessas e escuras em Z para mostrar o ronco. Use linhas quase paralelas para escurecer parcialmente a camuflagem. Sombreie as solas, as botas, a faixa da cintura e o capacete com linhas curtas.

Faça os olhos do pássaro com um círculo pequeno. Desenhe as asas, as pernas e as garras com linhas curvas curtas. Coloque linhas curvas nas folhas do capacete. Adicione linhas curvas compridas no tronco da árvore e no galho principal.

Bom trabalho! Enquanto a sua caricatura de soldado tira uma soneca, vamos continuar na próxima página a ensinar como desenhar um dos anfitriões mais populares do mundo.

Na próxima seção, vamos aprender a desenhar a caricatura de um palhaço triste.

Quer expandir suas habilidades artísticas? Veja os links a seguir.