Como desenhar a caricatura de um robô

Autor: 
the editors of Publications International, Ltd.

Se você sempre quis aprender a desenhar a caricatura de um robô, agora ficou fácil. Depois de finalizar sua caricatura de robô usando as nossas instruções simples, você estará no caminho certo para criar e desenhar suas próprias e especiais criaturas robóticas.

Para desenhar a caricatura do robô, examine a ilustração antes de prosseguir para a etapa 1.
Aprenda a fazer essa caricatura de robô

Nessa seção, mostraremos como fazer a caricatura do robô acima. Você pode desenhar a caricatura de robô à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada etapa.

Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquela etapa. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza. Aqui, nós mostraremos a você uma ilustração de cada etapa e descreveremos como desenhá-la.

Quando desenhar a caricatura de robô, comece fazendo um retângulo e uma figura grande em U. Desenhe três figuras ovais para fazer as rodas.

Etapa 1: comece com um retângulo com dois lados inclinados. Coloque uma grande figura em U de cabeça para baixo no retângulo. Desenhe três figuras ovais para criar as rodas.

Para desenhar a caricatura de robô, faça fendas em todas as partes externas das rodas. Acrescente tubos, olhos e um sorriso.

Etapa 2: use figuras curvas em V não uniformes para fazer os pára-lamas de cada parte externa das rodas. Para fazer o outro pára-lama, comece com uma figura em V. Para as extremidades, acrescente linhas que se curvam para cima, à sua esquerda e depois, para baixo.

Acrescente figuras ovais para desenhar os olhos. Desenhe uma linha curva para fazer o sorriso. Coloque um tubo com extremidades arredondadas no topo de um tubo com extremidades irregulares pontiagudas.

Através da parte inferior do tubo mais baixo , coloque uma figura em U de cabeça para baixo, com uma extremidade aberta coberta por uma linha.

Quando estivrer desenhando a caricatura de robô, acrescente braços, covinhas, olhos e uma boca. Junte os pára-lamas ao corpo com linhas curvas.

Etapa 3: adicione braços usando uma figura em U curva posicionada lateralmente e uma figura com formato de uma grande vírgula invertida. Para as covinhas e a boca, esboce seis linhas curtas, um círculo e uma linha curva.

Use partes de círculos para fazer as íris. Desenhe uma figura em formato de banana e um triângulo curvo para desenhar as pálpebras. Junte os pára-lamas ao corpo com linhas curvas (pernas).

Quando desenhar a caricatura de robô, desenhe as mãos e as sobrancelhas. Faça o contorno dos pneus e desenhe os dentes e a grade.

Etapa 4: ligue duas figuras em formato de ferradura com um círculo para formar a mão à sua esquerda. Use duas figuras ovais e duas figuras em forma de ferradura para a criar mão à sua direita. Desenhe linhas em ziguezague nos braços. Junte quatro retângulos entre os braços.

Contorne parte dos pneus com linhas curvas. Coloque uma figura oval de linha fina na roda à sua direita. Use linhas retas para formar os dentes e a grade da parte de baixo. Acrescente sobrancelhas em formato de vírgula.

Para finalizar a caricatura de robô, sombreie a íris e o arco da roda. Sombreie a cabeça, o corpo, os pneus e as pernas.

Etapa 5: escureça as íris, a roda e o centro da roda à sua direita. Use linhas retas e curvas para sombrear a cabeça, o corpo, os pneus, pernas e a mão à sua direita.

Para mostrar movimento, faça linhas cruzadas próximas das duas rodas e da mão à sua direita.

Sua caricatura de robô está pronta para seguir suas ordens. Prossiga para a próxima página para aprender a desenhar outro personagem disciplinado.

Na próxima seção, aprenda como desenhar a caricatura de um soldado.

Quer expandir suas habilidades artísticas? Veja os links a seguir.