Como desenhar a caricatura do cavalo Clydesdale

Autor: 
the editors of Publications International, Ltd.

Magnífico, cheio de estilo e forte, estas são as palavras que as pessoas mais usam para descrever o popular cavalo Clydesdale. Nossas instruções passo-a-passo irão guiá-lo para desenhar a caricatura de um cavalo Clydesdale do início ao fim.

Para fazer a caricatura do cavalo Clydesdale, examine a ilustração antes de prosseguir para a etapa 1.
Aprenda a fazer a caricatura do cavalo Clydesdale

Nessa seção, mostraremos como desenhar a caricatura do cavalo Clydesdale acima. Você pode desenhar a caricatura à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada etapa.

Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquela etapa. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza. Aqui, mostraremos a você uma ilustração de cada etapa e depois daremos uma descrição de como desenhá-la.

Quando estiver desenhando a caricatura do cavalo Clydesdale, comece fazendo o corpo, a cabeça e o focinho. Esboce linhas curvas para fazer o pescoço.

Etapa 1: use uma grande figura oval para criar o corpo. Desenhe um círculo e uma figura oval menor para fazer a cabeça e o focinho. Junte-os com duas linhas curvas curtas. Esboce duas linhas curvas para o pescoço.

Para desenhar a caricatura do cavalo Clydesdale, acrescente as pernas.

Passo 2: comece cada perna dianteira com uma figura em U. Para cada uma acrescente duas linhas paralelas e um círculo sobrepondo uma figura oval pontiaguda. Para a perna traseira à sua direita, desenhe linhas paralelas (duas curtas e duas compridas).

Sobreponha um círculo com uma figura oval pontiaguda. Para a outra perna traseira, esboce uma figura com o formato parcial de um ovo. Acrescente duas linhas paralelas conectadas a um círculo sobrepondo uma figura oval pontiaguda.

Quando desenhar a caricatura do cavalo Clydesdale, acrescente o focinho, as narinas, os lábios, os olhos, a crina, as orelhas e a cauda. Faça os ombros e os cascos.

Etapa 3: adicione linhas curvas e figuras em U e em J para desenhar o focinho, as narinas, os lábios e a mandíbula. Use duas figuras em U de cabeça para baixo para fazer os olhos. Coloque uma à sua esquerda acima da linha curva.

Ligue figuras em V curvas para fazer as orelhas e a crina. Use uma figura bem grande em formato de vírgula e uma linha curva anexada para fazer a cauda e o dorso. Dê forma aos ombros, às pernas e aos cascos com linhas curvas e figuras em Y e em U.

Quando estiver desenhando a caricatura do cavalo Clydesdale, adicione o pêlo das pernas. Faça os detalhes da cauda, do dorso, do ombro, do pescoço, do focinho e da boca.

Etapa 4: desenhe pêlos nas pernas e na cauda, unindo as figuras em V curvas. Faça detalhes nas pernas, no dorso, no ombro, no pescoço e na cauda com algumas linhas curvas. Coloque figuras em V e linhas curvas na crina para criar mais pêlos.

Esboce uma linha curva na orelha à sua esquerda. Use um círculo pequeno, duas figuras em U e linhas curvas para fazer os olhos e as pálpebras. Faça os detalhes do focinho, da narina e da boca com duas linhas curvas e um tubo fino com extremidades pontiagudas.

Para finalizar a caricatura do cavalo Clydesdale, escureça as íris, a narina e um dos cascos. Sombreie uma orelha e os cascos.

Etapa 5: escureça as íris, a narina e a parte inferior de um dos cascos dianteiros. Sombreie uma orelha e os cascos com várias linhas curvas.

Sua caricatura do cavalo Clydesdale está pronta para desfilar. Bravo!

Prepare-se para trocar de marcha. O próximo desenho permitirá que você use sua imaginação e suas habilidades recém adquiridas.

Prossiga para a próxima página para saber como fazer a caricatura de um robô.

Quer expandir suas habilidades artísticas? Veja os links a seguir.