Como desenhar um caminhão

Autor: 
Editores do Publications International, Ltd.

Com sua cabine espaçosa e largas rodas, esse caminhão pode percorrer grandes distâncias, mas não lhe tomará muito tempo para aprender a desenhá-lo.

Aprenda a desenhar esse caminhão.
Aprenda a desenhar esse caminhão

Nessa seção, nós mostraremos como desenhar esse caminhão. Você pode desenhar à mão livre enquanto olha para o monitor do computador, ou você pode imprimir essa página para observar bem cada etapa.

Aqui, mostraremos uma ilustração de cada etapa e depois, descreveremos como desenhá-la. Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar em cada etapa. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza.

Para começar a desenhar o caminhão, junte dois retângulos perpendiculares para formar a cabine.
Etapa 1: junte dois retângulos perpendiculares para fazer a cabine. Para o lado direito inferior, una uma figura grande em formato de U deitada de lado. Coloque uma linha reta e uma linha curva virada para cima dentro da figura em U para indicar o contorno dos pneus traseiros.

Para desenhar um caminhão, faça três pneus completos colocando uma figura oval pequena dentro de uma outra grande.

Etapa 2: faça três pneus completos colocando uma figura oval pequena dentro de outra maior. Adicione a parte de baixo de uma figura oval incompleta à parte inferior do pneu dianteiro. À esquerda dos dois pneus traseiros, esboce outra figura oval incompleta.

Na extremidade esquerda, desenhe duas figuras ovais incompletas que se sobrepõem levemente, ligadas à parte de baixo. Acima e à esquerda dos pneus traseiros, esboce uma linha reta comprida da direita para a esquerda e uma linha curta inclinada e virada para cima.

Para desenhar um caminhão, ligue uma linha curta à parte de cima da frente do tanque de combustível.

Etapa 3: coloque uma figura oval bem pequena no pneu dianteiro e uma linha curva pequena perto do centro de cada pneu traseiro. Perto dos pneus traseiros, acrescente um linha curva longa e duas linhas curvas curtas para formar rodas duplas. Entre os pneus dianteiros e traseiros, faça um tanque de combustível, unindo um semi-círculo a uma linha curta que encosta no primeiro pneu traseiro. Desenhe um círculo atrás do pneu dianteiro. Junte as partes de baixo do círculo e do semi-círculo com uma linha reta para finalizar o tanque de combustível.

Junte uma linha curta ao topo da parte dianteira do tanque de combustível. A essa linha curta, ligue uma linha que se curva sobre o pneu dianteiro (para o arco da roda) e ao redor da parte dianteira do caminhão. Complete o topo da parte da frente do pneu, no lado do motorista, com uma linha curta.

Na dianteira do caminhão, faça um pára-choque retangular comprido. Entre os pneus dianteiros, desenhe uma linha levemente curvada embaixo do pára-choques. Na parte de cima da cabine, esboce um cano de escapamento tubular, a buzina e três luzes que se parecem com pequenos círculos conectados.

Para desenhar o caminhão, faça um retângulo para criar o pára-brisa.

Etapa 4: para fazer o pára-brisa, desenhe um retângulo. Esboce duas linhas inclinadas com círculos em uma extremidade e linhas duplas na outra para fazer os limpadores do pára-brisa. Faça a grade dianteira, desenhando um quadrado dentro de outro um pouco maior. Acrescente várias linhas perpendiculares dentro do quadrado menor para finalizar a grade.

Em ambos os lados da grade, desenhe um círculo dentro de outro círculo para fazer os faróis. Coloque quatro retângulos pequenos no pára-choques dianteiro para criar as luzes do freio e as luzes de seta. Use quatro linhas curvas para as tiras ao redor do tanque de combustível.

Para finalizar o desenho do caminhão, desenhe um retângulo bem pequeno na porta para fazer a maçaneta.

Etapa 5: faça a porta e as janelas usando três retângulos. Desenhe linhas duplas na parte de cima da janela da porta e do pára-brisa. Desenhe um retângulo bem pequeno na porta para fazer a maçaneta.

Embaixo da porta, desenhe um retângulo um pouco maior e mais escuro para criar o degrau. Acrescente oito círculos bem pequenos (as porcas) e uma linha curva curta na parte interna do pneu dianteiro. Coloque figuras em formato de vírgula nas duas rodas traseiras. Preencha as várias áreas escuras mostradas aqui.

Seu desenho do caminhão está pronto! Se você acha que motocicletas são legais, você vai adorar aprender a desenhar uma. Saiba como desenhar uma motocicleta na próxima seção.

Quer expandir suas habilidades artísticas? Veja os links a seguir.